Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temperatura no planeta está subindo muito rápido, alertam cientistas

A Terra está em direção de bater este ano o seu terceiro recorde anual consecutivo de calor desde o início dos registros da temperatura, em 1880

Temperatura no planeta está subindo 
muito rápido, alertam cientistas
Notícias ao Minuto Brasil

18:17 - 29/09/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Robert Watson

A subida das temperaturas no planeta está acelerando e "é necessário duplicar, ou mesmo triplicar, os esforços" para limitar as emissões de gases do efeito estufa, alertaram nesta quinta-feira (29) sete eminentes climatologistas.

Estes emitiram um alerta, através de um comunicado de sete páginas, que resume uma nova análise detalhada, intitulado 'A Verdade sobre as Alterações Climáticas'.

"O aquecimento global está ocorrendo agora e a uma velocidade acelerada do que prevista", sintetizou Robert Watson, antigo presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), porta-voz dos sete cientistas que assinaram o documento.

A Terra está em direção de bater este ano o seu terceiro recorde anual consecutivo de calor desde o início dos registros da temperatura, em 1880.

"Sem esforços suplementares de todos os principais emissores de gases do efeito estufa, o objetivo de limitar a subida da temperatura a dois graus Celsius (2ºC) poderia ser alcançado mais depressa do que previsto", preveniu.

Os dirigentes dos vários países determinaram inicialmente os 2ºC como o limite máximo de subida da temperatura média global em relação ao período pré-industrial. Consideraram, então, que este limite permitiria evitar as consequências mais nefastas do aquecimento, como as secas, os incêndios, as vagas de calor, as inundações e outras intempéries.

Na conferência de Paris, realizada no último dezembro, porém foi fixado um objetivo mais ambicioso, situando-o nos 1,5ºC.

Mas em 2015, a temperatura média na Terra já tinha superado a do período pré-industrial, do século XIX, em 1ºC, segundo a Organização Meteorológica Internacional.

Isto representou uma subida importante no espaço de apenas três anos, uma vez que o aumento, em 2012, era de apenas 0,85ºC.

E o número de fenômenos climáticos extremos, ligados ao aquecimento global, duplicou desde 1990, sublinharam os cientistas.

Mesmo que todos os países signatários do Acordo de Paris respeitem os seus compromissos para limitar a subida das temperaturas, as emissões globais de gases do efeito estufa não diminuiriam o suficiente durante os próximos 15 anos, insistiram, citando um relatório das Nações Unidas de 2015.

Desta forma, o objetivo mais ambicioso do documento, de manter a subida das temperaturas abaixo dos 1,5ºC, é "quase certamente impossível e (este valor) poderia mesmo ser superado no início dos anos 2030", segundo estes cientistas. (Lusa)

Leia também: UE notifica cinco países por falta de informações sobre terrorismo 

Campo obrigatório