Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Porta-voz compara Dylan a Homero e destaca Blonde on Blonde

Compositor foi o vencedor do Nobel de Literatura em 2016

Porta-voz compara Dylan a Homero 
e destaca Blonde on Blonde
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 13/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nobel

A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (13) que o escritor e músico norte-americano Bob Dylan, 75 anos, é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Segundo o comitê, ele "criou novas expressões poéticas no âmbito da grande tradição musical norte-americana".   

O prêmio deveria ter sido anunciado na última quinta-feira (6), mas foi adiado sem muitas explicações. Conforme fontes ligadas à entidade comentaram, não havia consenso entre os 18 jurados sobre a escolha.   

Nascido Robert Allen Zimmerman, Dylan é natural Duluth, Minnesota, e é considerado um dos maiores músicos do século passado. Sua carreira musical ganhou destaque quando se mudou para Nova York, na década de 1960, tornando-se mundialmente famoso.   

Vencedor de 10 prêmios Grammy, o "Oscar" da música, o artista já passou por diversos ritmos musicais - do pop ao rock. Entre suas principais canções, estão "Blowin' in the Wind", "The Man in Me" e "Knockin' on Heaven's Door". Já na literatura, Dylan escreveu seu primeiro livro em 1966, "Tarântula", que só foi publicado em 1971, e em 2004, lançou "Chronicles: Volume One". (ANSA)

A porta-voz da Academia Sueca, ara Danius, afirmou que Dylan "é um grande poeta dentro da tradição da língua inglesa. Um autor original que carrega com ele a tradição e está há mais de 50 anos inovando e se renovando”, disse após o anúncio. Ela ainda comparou Dylan aos grandes da Antiguidade: “Homero e Safo escreveram poesias que eram para ser lidas em voz altas, a mesma coisa com Bob Dylan". A porta-voz ainda deucomo exemplo o disco de 1966 Blonde on Blonde, de faixas como Visions of Johanna, Just Like a Woman, Rainy Day Woman e I Want You.

2016

O anúncio desta quinta-feira coloca fim à série de prêmios Nobel entregues em 2016. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Nobel da Paz pelo acordo de paz alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - que pôs fim a 52 anos de conflito armado.   

Já Oliver Hart e Bengt Holmström receberam a premiação de Economia por suas contribuições à chamada "teoria de contratos", enquanto o de Medicina foi entregue ao japonês Yoshinori Ohsumi por seus estudos sobre a "autofagia celular".   

O trio de cientistas David Thouless, Duncan Haldan e Michael Kosterlitz recebeu o Nobel de Física pela descoberta da "face" exótica da matéria. O prêmio de Química foi entregue a Jean-Pierre Sauvage, Fraser Stoddart e Bernard Feringa pelo desenvolvimento de "máquinas moleculares". 

Campo obrigatório