Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU: 90% das mortes em catástrofes ocorrem em países pobres

Entre 1996 e 2015, pelo menos 1,35 milhão de pessoas morreram por catástrofes do tipo

ONU: 90% das mortes em catástrofes 
ocorrem em países pobres
Notícias ao Minuto Brasil

05:09 - 14/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nações Unidas

Um estudo das Nações Unidas, divulgado nesta quinta-feira (14), aponta que o número de mortos por desastres naturais é, em média, cinco vezes maior em países pobres do que em nações ricas. Entre 1996 e 2015, pelo menos 1,35 milhão de pessoas morreram por catástrofes do tipo — 90% delas em países pobres ou de renda média.

De acordo com a publicação do jornal Extra, em seu relatório anual, também publicado ontem, Cruz Vermelha e Crescente Vermelho alertam para a capacidade de antecipar os desastres e assim reduzir seu impacto. O Haiti, que além do terremoto viveu um surto de cólera iniciado naquele mesmo ano e três anos de seca causados pelo fenômeno El Niño, foi o que registrou mais mortes nas duas últimas décadas: 229.699.

O documento da ONU, que contabiliza sete mil desastres naturais no período, mostra ainda que, além da pobreza, a falta de sistemas de alerta e prevenção agrava os casos. “Os países de renda alta registram enormes perdas econômicas, mas, nos países com baixa renda, as pessoas pagam com a vida”, alertou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Campo obrigatório