Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Iraque sofre 'risco de catástrofe humanitária', diz Oxfam

Cidade de Mosul foi tomada pelo Estado Islâmico em junho de 2014

Iraque sofre 'risco de catástrofe humanitária', diz Oxfam
Notícias ao Minuto Brasil

13:07 - 14/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo ONG

As operações do Exército iraquiano previstas para ocorrer nas cidade de Mosul e em outras zonas sob domínio do grupo extremista Estado Islâmico (EI) podem provocar a prisão de milhares e civis e deixar 1 milhão de pessoas refugiadas, de acordo um estudo divulgado pela ONG Oxfam.

Em um comunicado, a ONG, que atua contra a pobreza e a injustiça, afirmou que diversas famílias terão de enfrentar a escolha trágica entre ficar em áreas sob o controle do EI, onde há muitos episódios de violência brutal e falta de comida, ou arriscar suas vidas para escapar do combate.   

"Os habitantes de Mosul já sofreram o suficiente. Portanto, é essencial garantir que a população possa escapar do combate, além de chegar a áreas mais seguras e ter acesso à ajuda humanitária, porque eles precisam desesperadamente", disse Camila Stecca, representante do escritório de emergências humanitárias da Oxfam Itália.

Mosul foi tomada pelo EI em junho de 2014 e, desde então, é seu principal reduto no Iraque. Recentemente a Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a campanha para libertar a cidade criará a mais delicada crise humanitária de todo o mundo. (ANSA)

Leia também: Israel suspende relação com Unesco após voto sobre Jerusalém

Campo obrigatório