Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Escândalo envolvendo estudantes brasileiros em Portugal é descoberto

Esquema de corrupção entre universidade portuguesa e empresas brasileiras desviou mais de 500 mil euros e deixou dezenas de estudantes brasileiros sem diploma

Escândalo envolvendo estudantes brasileiros
em Portugal é descoberto
Notícias ao Minuto Brasil

13:55 - 14/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Corrupção

Um escândalo financeiro milionário envolvendo uma universidade de Portugal e empresas no Brasil está prestes a estourar. A TV estatal portuguesa RTP vai exibir, na noite desta sexta-feira (14), uma reportagem que promete revelar o esquema de corrupção que deixou mais de 50 estudantes brasileiros sem diploma naquele país.

Como destacou o site da RTP, a Universidade de Trás os Montes (UTAD) fez, há dez anos, acordos com empresas brasileiras de recrutamento de alunos de mestrado e doutorado. Os estudantes pagaram os valores referentes aos cursos diretamente para essas empresas no Brasil, mas o dinheiro “sumiu” do mapa.

Porém, um fato estranho chamou a atenção sobre o desaparecimento do dinheiro: a universidade jamais questionou as empresas brasileiras sobre os pagamentos feito pelos alunos e muito menos levou o caso às autoridades portuguesas.

Ao invés de tentar entender, a UTAD continuou cobrando dinheiro aos alunos, mesmo com os estudantes apresentando os comprovantes de pagamento.

A RTP ainda ressaltou em seu site que os docentes da Universidade de Trás os Montes estão diretamente envolvidos no escândalo, que desviou mais de 300 mil euros que iriam para a instituição acadêmica. Parte do dinheiro desviado está em contas bancárias no Brasil.

Estima-se que o esquema movimentou aproximadamente meio milhão de euros, o que no câmbio dá cerca de 1 milhão e 800 mil reais. As principais vítimas são os estudantes.

Leia também: Igreja Universal vai inaugurar templo de R$ 414 milhões

Campo obrigatório