Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder do Estado Islâmico escapa de ataque aéreo por poucos minutos

A cidade iraquiana de Mossul permanece desde 2014 o principal bastião do EI

Líder do Estado Islâmico escapa de ataque aéreo por poucos minutos
Notícias ao Minuto Brasil

09:38 - 17/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Iraque

O líder do grupo terrorista Estado Islâmico conseguiu sobreviver a um ataque aéreo alguns minutos antes de ele ocorrer, disseram à Sputnik fontes na força de segurança iraquiana.

"O líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, escapou no último momento a um ataque aéreo que visou a reunião de comandantes do grupo terrorista em Mossul", disseram as fontes.

Ao mesmo tempo, não foi explicado quem realizou o ataque – a coalizão internacional ou a Força Aérea do Iraque.

A cidade iraquiana de Mossul permanece desde 2014 o principal bastião do Daesh. Os militares iraquianos e os seus aliados, entre os quais a milícia curda, anunciaram recentemente que estava em preparação uma ofensiva decisiva. Na noite de domingo para a segunda-feira (17), o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou o início da operação para liberar Mossul.

Anteriormente, uma fonte diplomático-militar em Moscou disse à RIA Novosti que serviços secretos dos EUA e Arábia Saudita acordaram prestar aos militantes do Daesh uma oportunidade de saída segura da cidade de Mossul antes do assalto contra a cidade pelas forças da coalizão internacional. Ao mesmo tempo, espera-se que alguns milhares de militantes sejam deslocados para o leste da Síria para realizar uma ofensiva contra Palmira e Deir ez-Zor na Síria, que estão sob o controle das tropas governamentais. Com informações do Sputnik Brasil.

Leia também: Loja de armas faz promoção "pré-Hillary" em Las Vegas

Campo obrigatório