Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Iêmen terá trégua de 72 h a partir de quinta-feira

O conflito já deixou quase 7.000 mortos e forçou o deslocamento de 3 milhões de pessoas

Iêmen terá trégua de 72 h a partir de quinta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

13:13 - 18/10/16 por Folhapress

Mundo Cessar-fogo

A ONU (Organização das Nações Unidas) anunciou um cessar-fogo de 72 horas a ser iniciado na quinta-feira (20) no Iêmen. O emissário da ONU para o país, Ismail Ould Sheikh Ahmed, disse nesta segunda-feira (17) em comunicado que a trégua "poupará a população iemenita de novos banhos de sangue e possibilitará ampliar a ajuda humanitária".

As forças leais ao presidente em exílio, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e a Arábia Saudita, que lidera uma campanha de bombardeios contra rebeldes no Iêmen, disseram que respeitarão a trégua.

Os rebeldes xiitas houthi, que iniciaram há dois anos uma campanha contra o governo iemenita, não se manifestaram sobre o anúncio do cessar-fogo.

Esta é a sexta tentativa de cessar-fogo no Iêmen em mais de um ano. As negociações de paz entre o governo e os rebeldes foram suspensa em agosto, após três meses de negociações infrutíferas no Kuwait, mediadas pela ONU.

O conflito no Iêmen, país mais pobre do Oriente Médio, já deixou quase 7.000 mortos e forçou o deslocamento de 3 milhões de pessoas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório