Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU teme surto de cólera no Haiti após furacão

Organização das Nações Unidas pediu que população não prejudique trabalho de ajuda humanitária realizando protestos nas estradas

ONU teme surto de cólera no Haiti após furacão
Notícias ao Minuto Brasil

12:06 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Perigo

O surto de cólera no Haiti, após a passagem do furacão Matthew, pode ser maior do que se imagina, já que áreas estão isoladas e, portanto, os casos registrados nessas zonas não estariam sendo notificados. A informação foi divulgada na terça-feira (18), por um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) a cargo do controle da doença. 

Segundo matéria do G1, David Nabarro, conselheiro especial do secretário-geral da ONU que anteriormente estava encarregado da reação global da entidade contra o cólera, afirmou que os protestos contra a demora na chegada de ajuda estão agravando o problema.

É que, por causa dos danos, algumas estradas estão intransitáveis, dificultando a chegada de ajuda humanitária. Moradores, desesperados, começaram a erguer barreiras e saquear comboios.

"Peço às pessoas que nos deem acesso a todos os locais. Tememos haver pessoas em cavernas, em outros lugares, sem ajuda, e que talvez estejam doentes", disse Nabarro a jornalistas.

Ele pediu que nações doadoras financiem a reação da ONU à epidemia, um tópico delicado no Haiti, porque a doença foi introduzida acidentalmente no país caribenho por soldados pacificadores da ONU e, desde então, matou mais de 9 mil pessoas.

Leia também: Brasil envia barracas para desabrigados no Haiti

Campo obrigatório