Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colômbia reúne propostas para 'melhorar' acordo com Farc

Presidente deve levar as sugestões à guerrilha na semana que vem

Colômbia reúne propostas para 
'melhorar' acordo com Farc
Notícias ao Minuto Brasil

14:37 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Referendo

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, garantiu que o governo apresentará nesta semana as propostas de diferentes setores da sociedade para tentar "melhorar" o acordo de paz com as Farc, rejeitado em referendo no início de outubro.

"Também já avançamos muito no estudo e análise das observações e propostas de ajuste que recebemos de múltiplos setores", declarou o Nobel da Paz de 2016, dizendo confiar na vontade da guerrilha de seguir negociando.

"Não podemos jogar fora o enorme esforço dos últimos seis anos. Cada dia que passa joga contra a esperança nacional de alcançar a paz", ressaltou Santos. O próprio ex-presidente Álvaro Uribe, principal cabo eleitoral do "não" ao acordo, afirmou estar disposto a se reunir com as Farc para destravar as negociações.

"Se em qualquer momento e para favorecer o acordo nós tivermos de nos sentar para falar com as Farc, além de conversar com o governo, estamos dispostos a fazê-lo", salientou o ex-mandatário, fazendo a ressalva de que o eventual encontro deverá ser em um "país neutro", e não em Cuba, onde acontecem as tratativas de paz entre Bogotá e a guerrilha. (ANSA)

Leia também: Venezuela adia eleições regionais e amplia tensão política

Campo obrigatório