Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Forças iraquianas retomam cidade a 15 km de Mossul

Segundo o tenente-general Talib Shaghati, a conquista de Bartella é "importante" para a ofensiva militar para retomar Mossul

Forças iraquianas retomam cidade a 15 km de Mossul
Notícias ao Minuto Brasil

14:00 - 20/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo EI

As forças especiais do Iraque anunciaram nesta quinta-feira (20) ter retomado das mãos do Estado Islâmico (EI) a cidade de Bartella, a cerca de 15 quilômetros a leste de Mossul, bastião da facção terrorista no país.

Segundo o tenente-general Talib Shaghati, a conquista de Bartella é "importante" para a ofensiva militar para retomar Mossul.

Extremistas do EI realizaram atentados com nove carros-bomba para tentar frear o avanço das autoridades sobre Bartella, disse à agência de notícias Associated Press o tenente-coronel Muntadhar al-Shimmari.

Uma das explosões atingiu um veículo do Exército iraquiano e, segundo afirmou em condição de anonimato um oficial, cinco soldados ficaram feridos nos ataques.

A conquista de Bartella marcou a entrada definitiva das forças especiais iraquianas na batalha por Mossul -elas é que devem liderar a entrada nessa cidade, que tem cerca de 1,5 milhão de habitantes e é a segunda maior do país.

AVANÇO RÁPIDO

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse nesta quinta que a batalha para expulsar o EI de Mossul está avançando "mais rápido do que o esperado".

Iniciada há quatro dias, a operação para retomar Mossul deve durar semanas ou meses.

As Nações Unidas e agências humanitárias receiam que a batalha agrave a crise humanitária na região, deixando milhares de civis vulneráveis a deslocamentos forçados e a serem usados como escudos humanos pelos terroristas do EI.

Nesta quarta-feira (19), foi registrada a fuga de milhares de pessoas da região de Mossul, na medida em os extremistas perdem territórios.

Participam da batalha cerca de 30 mil combatentes do Exército iraquiano, das forças peshmerga curdas e de milícias árabes aliadas. A coalizão internacional liderada pelos EUA dá apoio técnico à ofensiva e realiza ataques aéreos contra posições do EI.

Leia também: Estado Islâmico planeja lançar bombas com escorpiões vivos

Campo obrigatório