Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália treina curdos para ofensiva contra EI em Mosul

Equipes recebem treinamentos para desativar bombas

Itália treina curdos para ofensiva contra EI em Mosul
Notícias ao Minuto Brasil

14:59 - 25/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

Os "caçadores de bombas" caseiras construídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), que já causaram a morte de vários iraquianos e curdos na ofensiva de libertação da cidade de Mosul, que teve início no dia 17 deste mês, foram treinados em Arbil, capital do Curdistão iraquiano, por militares italianos.   

O treino, que faz parte da Operação "Prima Phartica", acontece em uma área residencial em desuso do município e ensina aos peshmerga (soldados de grupo armado da parte iraquiana do Curdistão) a desativar bombas caseiras, armadilhas e minas. As equipes capacitadas pelos italianos ficam na primeira linha de ataque na investida a Mosul.   

Rutba - Continuou durante a noite de segunda (24) para terça-feira (25) os combates entre o Estado Islâmico e as forças iraquianas, respaldadas pela coalizão aérea comandada pelos Estados Unidos, próximos da fronteira entre Iraque e Jordânia, segundo a emissora de televisão "Arabiya".   

Já na manhã desta terça, de acordo com o "The New York Times", a cidade de Rutba, localizada a cerca de 700 quilômetros de Mosul e de grande importância para ambos os lados da ofensiva já que quem a controla tem acesso à estrada que conecta Bagdá à Jordânia e à Síria, foi retomada pelos iraquianos. No entanto, fontes locais afirmaram que ainda há alguma resistência jihadista no local e alguns esporádicos confrontos com membros do grupo que estão escondidos em prédios abandonados. (ANSA)

Leia também: Polícia alemã faz operação anti-terroristas após suspeita de ataque

Campo obrigatório