Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Unesco aprova outra resolução contra Israel e aumenta crise

Comitê sobre patrimônios mundiais votou novo texto de Jerusalém

Unesco aprova outra resolução 
contra Israel e aumenta crise
Notícias ao Minuto Brasil

13:25 - 26/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Comité

O comitê da Unesco que regulamenta os patrimônios mundiais aprovou nesta quarta-feira (26) outra resolução sobre Jerusalém que nega mais uma vez a ligação entre judeus e locais sagrados.

Com votação secreta, o texto recebeu 10 votos a favor, dois votos contrários e oito abstenções.

O documento se refere aos locais sagrados em Jerusalém apenas pela denominação usada pelos muçulmanos, e não pelos judeus, sendo que as construções são vangloriadas tanto pelo Islã quanto pelo Judaísmo. Além disso, a resolução denuncia os "danos materiais" causados por Israel aos locais sagrados de Jerusalém.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Emmanuel Nahshon, criticou a votação.

"A votação da Unesco sobre Jerusalém é um pedaço de lixo, justamente despejado na lata de lixo pelo nosso embaixador. Vida longa a Israel", escreveu no Twitter.   

Na semana passada, a Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco) tinha aprovado uma resolução sobre Jerusalém Oriental promovida por países árabes em nome da proteção do patrimônio cultural palestino.   

O documento dizia que a anexação da zona por Israel era ilegal, incluindo o Monte do Templo, local sagrado pelos judeus e chamado de Esplanada das Mesquitas pelos muçulmanos.

A moção da semana passada recebeu duras críticas de Israel, que decidiu cortar as relações e a colaboração de seu país com a Unesco. Mas o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, ficou ao lado do governo israelense e disse que o texto era "alucinante".

A votação de hoje foi realizada pelo comitê da Unesco, formado por 20 membros: Angola, Azerbaijão, Burkina Faso, Croácia, Cuba, Finlândia, Indonésia, Jamaica, Cazaqustão, Kuwait, Líbano, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, República da Coreia, Tanzânia, Tunísia, Turquia, Vietnã e Zimbábue.

O objetivo do comitê é conceder uma assistência financeira, a pedido dos países-membros e após análise, aos lugares inscritos como patromônio mundial. Para evitar uma derrota no comitê, o Ministério das Relações Exteriores de Israel havia enviado representantes atuarem na aprovação da resolução. (ANSA)

Leia também: Garota afegã imortalizada por revista é presa no Paquistão

Campo obrigatório