Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente se consagra como 'líder central', ao lado de Mao e Deng

O título de "líder central" pode assinalar um fortalecimento formal significativo da posição de Xi antes do crucial congresso partidário do ano que vem

Presidente se consagra como 'líder central', 
ao lado de Mao e Deng
Notícias ao Minuto Brasil

14:29 - 27/10/16 por Folhapress

Mundo China

O Partido Comunista da China deu ao presidente do país, Xi Jinping, o título de "líder central" nesta quinta-feira (27), colocando-o em pé de igualdade com homens fortes do passado como Mao Tse-tung e Deng Xiaoping, mas ao mesmo tempo indicou que seu poder não será absoluto.

Um longo comunicado divulgado pelo partido, após reuniões a portas fechadas durante quatro dias, com as principais autoridades em Pequim, enfatizou que o país deve preservar a importância da liderança coletiva.

O sistema de liderança coletiva "sempre deve ser seguido e não deveria ser violado por nenhuma organização ou indivíduo em nenhuma circunstância e por nenhuma razão", disse o comunicado.

Apesar da ressalva, todos os membros do partido devem "se unir estreitamente ao redor do comitê central, com o camarada Xi Jinping em seu centro", afirmou o documento, veiculado por meio da mídia estatal chinesa.O anúncio foi realizado após a reunião de quase 400 altos dirigentes do comitê central, um órgão que atua como uma espécie de Parlamento dentro do Partido Comunista chinês e que se reúne todos os anos para falar da disciplina interna e, em particular, da luta contra a corrupção.

O título de "líder central" pode assinalar um fortalecimento formal significativo da posição de Xi antes do crucial congresso partidário do ano que vem, no qual um novo comitê permanente, a instância mais alta do poder na China, será constituído. No congresso, Xi tentará incluir nesse comitê tantos de seus colaboradores quanto possível.

Desde que assumiu o cargo há quase quatro anos, Xi consolidou seu poder rapidamente, o que incluiu liderar um grupo que conduziu reformas econômicas e indicar a si mesmo como comandante-em-chefe dos militares, embora já controlasse as Forças Armadas por dirigir a comissão militar central.Embora seja chefe do partido, dos militares e do Estado, Xi ainda não havia recebido o título de "central".

Deng cunhou o termo "líder central". Ele disse que Mao, ele mesmo e Jiang Zemin eram líderes centrais, significando que tinham autoridade quase absoluta e não deviam ser questionados.

Resta saber se a nova posição de Xi será apenas mais um título ou se vai, de fato, cimentar sua liderança. Poderia colocá-lo sob pressão ainda maior para resolver os desafios domésticos, como uma economia em passo mais lendo e grandes demissões decorrentes do fechamento de minas, apontam analistas.

"Ainda não se sabe se ele terá a real autoridade como líder central ou se ele é poderoso apenas no nome", disse Zhang Lifan, um historiador independente e observador político.

Leia também: Após tremor, número de desabrigados na Itália sobe para 4 mil

Campo obrigatório