Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cuba e Brasil são eleitos para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os dois países foram hoje eleitos membros do Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) para o biénio 2017-2019

Cuba e Brasil são eleitos para o Conselho
de Direitos Humanos da ONU
Notícias ao Minuto Brasil

20:59 - 28/10/16 por Lusa

Mundo Votação

Na votação realizada na Assembleia-geral da ONU, a candidatura cubana obteve o voto favorável de 160 dos 193 Estados-membros, enquanto o Brasil conquistou o apoio de 137 países, contra 82 votos para a Guatemala, no grupo dos países da América Latina.

No caso de Cuba, trata-se de uma reeleição, dado que o país já é membro do Conselho, enquanto o Brasil retornará ao lugar em 01 de janeiro, após um intervalo de um ano.

A diplomacia brasileira agradeceu o apoio e afirmou num comunicado que "durante o novo mandato, o país empenhar-se-á para aumentar a efetividade do Conselho na promoção e proteção dos direitos humanos".

Durante 2017, também continuarão a representar a América Latina a Bolívia, o Equador, El Salvador, o Panamá, o Paraguai e a Venezuela.

No total, o Conselho de Direitos Humanos é composto por 47 membros, que cumprem mandatos de três anos, com um limite de dois consecutivos.

A candidatura cubana tem recebido críticas de várias organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos, como a Human Rights Watch (HRW) e Human Rights Foundation (HRF).

A HRW entende que, se Cuba deseja ser um candidato credível, deve pôr termo à "repressão sistemática de dissidentes e à sua recusa em autorizar visitas de observadores de direitos humanos da ONU".

Várias ONGs também questionaram as nomeações de outros países, especialmente a da Rússia e a da Arábia Saudita, devido às suas ações militares na Síria e no Iémen, respectivamente.

A Arábia Saudita foi reeleita hoje, enquanto a Rússia foi deixada de fora, tendo sido ultrapassada pela Hungria e pela Croácia no grupo do leste europeu. (Lusa)

Leia também: ONU: EI usa milhares de reféns em Mossul como escudos

Campo obrigatório