Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após avanço de Piratas, partidos negociam governo na Islândia

Os piratas conquistaram cerca de 15% da preferência dos eleitores e derrotaram o então governista Partido Progressista

Após avanço de Piratas, partidos negociam
governo na Islândia
Notícias ao Minuto Brasil

13:47 - 31/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Parlamento

Apesar de não ter conseguido vencer as eleições na Islândia, o Partido Pirata triplicou sua presença no Parlamento do país e deve fazer parte do novo governo. No fim deste domingo (30), as siglas começaram a negociação para formar o novo comando do país após as eleições antecipadas realizadas neste fim de semana.

O Partido da Independência, de centro-direita e que era parte do governo anterior, foi o vencedor do pleito e obteve 29% dos votos. Os piratas conquistaram cerca de 15% da preferência dos eleitores e derrotaram o então governista Partido Progressista. Considerando as coalizões, os independentes conquistaram 29 assentos no Parlamento e os piratas conseguiram 27 dos 63 lugares. O resultado das urnas expôs a irritação dos islandeses com o recente escândalo de corrupção que causou a renúncia do premier Sigmundur Gunnlaugsson. Apesar da Islândia ser considerado 13º país menos corrupto do mundo, o progressista foi envolvido no caso "Panama Papers", que revelou o uso de empresas offshore para desviar e/ou sonegar impostos.

O Partido Pirata, fundado há apenas quatro anos e considerado "antissistema", comemorou o resultado da votação - mesmo tendo ficado com votos abaixo da expectativa. "Apesar do que aconteceu, nós criamos uma onda de mudança na sociedade islandesa", disse a presidente da sigla, Birgitta Jonsdottir. (ANSA)

Leia também: Corpos de sírias são encontrados em freezer na Dinamarca

Campo obrigatório