Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terremoto na Itália pode ter afundado solo em mais de 25 cm

Estimativa é do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia

Terremoto na Itália pode ter afundado 
solo em mais de 25 cm
Notícias ao Minuto Brasil

14:28 - 31/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tremor

O terremoto de magnitude 6.5 na escala Richter que atingiu a região central da Itália no último domingo (30) pode ter afundado o solo das áreas afetadas em mais de 25 centímetros.

O número foi divulgado por Simone Atzori, pesquisador do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), com base em imagens de satélite das zonas atingidas. "Estamos elaborando as imagens, mas esperamos um afundamento do solo superior aos eventos sísmicos precedentes, de 24 de agosto e 26 de outubro, que tiveram picos de 20 a 25 centímetros", disse.

No tremor de dois meses atrás, que matou 298 pessoas, o solo de Accumoli, uma das cidades mais danificadas, sofreu um rebaixamento de 20 centímetros. No último domingo, o epicentro do sismo foi registrado a 10 km de profundidade em uma região a sudeste de Norcia, município de quase 5 mil habitantes situado na região da Úmbria.

Accumoli e Norcia estão a apenas 50 km de distância, em uma área que tem sofrido com atividades sísmicas constantes nos últimos anos. "Uma vez que o mecanismo na base dos três terremotos é análogo, esperamos efeitos similares aos dos outros dois eventos, mas amplificados pelo tremor mais forte", acrescentou Atzori.

O terremoto de 30 de outubro teve magnitude 6.5, contra 6.0 do de 24 de agosto e 5.9 do sismo de 26 de outubro. (ANSA)

Leia também: Itália é atingida por novo tremor na madrugada desta segunda

Campo obrigatório