Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça argentina pede investigação contra o presidente Macri

Crime envolveria decreto presidencial que beneficiou primo do presidente

Justiça argentina pede investigação contra 
o presidente Macri
Notícias ao Minuto Brasil

15:12 - 31/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Presidência

A justiça argentina solicitou a abertura de uma investigação nesta segunda (31) contra o presidente Mauricio Macri pela possível prática de um crime na sequência de um decreto presidencial que beneficiou o primo do chefe de Estado, Angelo Calcaterra, na realização de um projeto rodoviário, segundo anunciaram fontes judiciais do país à SputnikBrasil.

"[A investigação] será aberta devido a um decreto de obra pública que beneficia Calcaterra" adiantaram as fontes.

Enquanto isso, a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse à imprensa que o julgamento que ela mesma enfrenta é "uma manobra extraordinária de perseguição política, que vemos também no Brasil", comparando-se ao ex-presidente Lula.

Kirchner, acusada de favorecer o empresário Lazaro Baez em uma obra pública executada durante seus anos no poder, afirmou que o principal objetivo do caso é desviar a atenção dos verdadeiros problemas que a Argentina enfrenta, dizendo que "este novo governo tenta esconder o que é um verdadeiro desastre econômico e social".

Além disso, a ex-presidente declarou que entrou com uma solicitação pedindo a anulação do caso e chamou a investigação de "disparate", segundo relatou o jornal Clarín. Ela salientou que "não decidiu as obras públicas" e denunciou o governo de Macri como uma "associação ilícita terrorista".

Leia também: Após impasse, Rajoy jura como premier da Espanha

Campo obrigatório