Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-assessor de presidente da Coreia do Sul é preso em escândalo

É segunda pessoa detida em escândalo de tráfico de influência no país

Ex-assessor de presidente da Coreia 
do Sul é preso em escândalo
Notícias ao Minuto Brasil

07:57 - 03/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Influência

Um ex-assessor da presidente Park Geun-hye foi preso por procuradores da Coreia do Sul, afirmou a procuradoria nesta quinta-feira (3). Esta é a segunda pessoa detida em consequência de um escândalo de tráfico de influência que atingiu o governo do país.

De acordo com o G1, os procuradores informaram que apuram suspeitas de que o ex-assessor presidencial An Chong-bum e Choi Soon-sil, uma amiga de longa data da presidente, forçaram conglomerados sul-coreanos a doar recursos para organizações sem fins lucrativos usando seus laços com a presidente.

An, que era conselheiro da presidente em coordenação política até renunciar no mês passado em meio à crescente crise política, foi preso na noite de quarta-feira (2). Mais cedo ele disse a repórteres que assumiria a responsabilidade por suas ações, mas se recusou a elaborar.

Um funcionário da procuradoria disse à Reuters que o colocaram sob prisão sob alegação de que poderia destruir provas.

Ontem, a presidente Park trocou o primeiro-ministro e o ministro das Finanças, em mudança que foi denunciada pela oposição como uma tentativa de desviar os holofotes da crise que levou seu índice de aprovação para a mínima histórica.

Leia também: França evacua 1,5 mil crianças de campo de Calais

Campo obrigatório