Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Criadora da Barbie, Ruth Handler completaria 100 anos

Norte-americana deu origem à boneca mais famosa do mundo

Criadora da Barbie, Ruth Handler completaria 100 anos
Notícias ao Minuto Brasil

20:05 - 04/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ícone

A "mãe" da boneca mais vendida no mundo, a Barbie, completaria 100 anos nesta sexta-feira (4). Nascida no dia 4 de novembro de 1916, Ruth Handler fez história no mundo dos brinquedos com uma criação inspirada na própria filha, Barbara.   

A primeira boneca adulta foi lançada em 1959, em Nova York, vendendo mais de 350 mil unidades, com a contribuição de anúncios televisivos financiadas pela sua fabricante, a Mattel.   

Sempre muito empenhada nos afazeres profissionais e pessoais, Handler não teve vida fácil. Décima filha de imigrantes poloneses nos EUA, ela começou a trabalhar cedo na drogaria de sua família. Casou-se com Elliot Handler, um amigo de escola e fundador da pequena empresa de molduras de madeira chamada Mattel - união de seu nome com o de seu sócio, Matt.   

Na marcenaria, Elliot começou a produzir outras peças de madeira, como brinquedos, instrumentos musicais e até bonecos.   

Mas, após voltar de uma viagem à Europa, o casal moldou a Barbie. A principal inspiração veio da Alemanha, depois de conhecerem uma boneca chamada Bild Lilli, que tinha aparência e proporções de mulher adulta.   

A empresa alemã chegou a processar a Mattel em 1961, porém a companhia acabou comprando os direitos da Bild Lilli e encerrou sua produção em 1964. Somente depois do sucesso da bonequinha loira com roupas fashion e proporções magras surgiu seu namorado, Ken, homenageando o outro filho do casal, Kenneth.

Em 1970, Ruth foi diagnosticada com câncer de mama. A empresária nunca parou de trabalhar e lutou contra a doença até 2002, quando morreu aos 85 anos, vítima de um tumor no cólon. Já a boneca passou por um período de crise, o que levou a Mattel a criar novos modelos para alavancar novamente os negócios. Após receber críticas quanto ao seu estereótipo irreal de beleza feminina, a boneca vem se adaptando às mudanças do mundo pós-moderno. Só neste ano, 33 barbies com novos estilos foram lançadas. (ANSA)

Leia também: Tarantino reafirma que se aposentará após 10º filme

Campo obrigatório