Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

UE ameaça Turquia com sanções econômicas

Bloco europeu pode punir o país por prisões de jornalistas e de oposicionistas do governo

UE ameaça Turquia com sanções econômicas
Notícias ao Minuto Brasil

10:14 - 13/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Parlamento

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz (foto), ameaçou aplicar sanções econômicas à Turquia dadas as detenções de jornalistas e políticos da oposição.

"A UE deve pensar que sanções econômicas podemos aplicar contra a Turquia", disse ele em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag.

Ele acrescentou que, antes do final deste ano, deve ser realizada uma reforma da união aduaneira, da qual a Turquia é membro.

"Não posso imaginar que, após a onda de detenções de deputados da oposição e jornalistas, vamos alargar a união aduaneira", disse o presidente do Parlamento Europeu. Além disso, Martin Schulz recordou a posição da UE sobre a possível introdução da pena capital na Turquia:

"Se a Turquia reintroduzir a pena de morte, as negociações sobre o ingresso [na UE] vão acabar", disse o presidente acrescentando ao mesmo tempo que ele é a favor de manter um diálogo com a Turquia.

Após o golpe de Estado de 15 de julho que deixou mais de 240 mortos e cerca de 2.200 feridos na Turquia, foram detidos milhares de militares, juízes, funcionários e professores.

Uma das últimas detenções que gerou uma onda de críticas na UE foi de 12 deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP) pró-curdo, incluindo dois seus líderes. Mais tarde nesta semana foi detida uma dúzia de jornalistas do jornal diário Cumhuriyet. (Sputnik News Brasil).

LEIA TAMBÉM: Após ataques, EUA fecham embaixada no Afeganistão

Campo obrigatório