Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Resultado das eleições no Haiti deve sair em 8 dias

Durante pleito, 49 pessoas foram presas em seções de votação

Resultado das eleições no Haiti deve sair em 8 dias
Notícias ao Minuto Brasil

18:03 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Urnas

As eleições gerais realizadas no Haiti neste domingo (20) ocorreram sem grandes incidentes, segundo o Conselho Eleitoral Provisório. Conforme as previsões, os resultados sobre os candidatos que venceram a disputa devem demorar oito dias para serem divulgados.   

O presidente da entidade, Léopold Berlanger, afirmou que o dia foi um "sucesso para o país" e elogiou o trabalho dos voluntários durante as longas horas de pleito, ressaltando todas as dificuldades enfrentadas para realizar as eleições. A data inicial da votação estava marcada para outubro, mas devido à passagem do furacão Matthew, foram adiadas para este final de semana.   

Berlanger anunciou ainda que, ao todo, 49 pessoas foram presas no domingo pelas forças policiais, mas que apenas quatro delas tiveram alguma relação com crimes eleitorais. As demais, participaram de algum episódio violento próximo aos locais de votação.   

Mais de seis milhões de haitianos foram convocados às urnas para escolher o novo presidente do país entre 27 candidatos. O Haiti está em um governo provisório desde o dia 7 de fevereiro, quando Michel Martelly encerrou sua passagem pelo posto sem ter um sucessor. No ano passado, uma denúncia de fraude invalidou as eleições presidenciais. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Papa Francisco leva cardeais de van para ver Bento XVI

Campo obrigatório