Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tremor de 6.9 é registrado no Japão; há alerta de tsunami

Ainda não há informações se o tremor causou algum dano ao patrimônio ou vítimas

Notícias ao Minuto Brasil

19:48 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tóquio

Um terremoto de 6.9 graus atingiu a região de Tóquio, capital japonesa, há pouco, segundo informações do Global Disaster Alert and Coordination System (GDACS). Inicialmente, havia sido divulgada a notícia de que o magnitude teria sido 7.3. A área de Fukushima, destruída em 2011, também foi atingida. O DailyMail informa que moradores da cidade deverão deixar suas casas. Ainda não há informações se o tremor causou algum dano ao patrimônio ou vítimas mas, segundo o Miami Herald, há risco de tsunami.

O GDACS, uma estrutura de cooperação de desastres entre as Nações Unidas, a Comissão Europeia e redes mundiais envolvidas com desastres naturais, informa que há um risco médio de impacto humanitário por conta da força do tremor. Segundo o sistema, mais de 700 mil pessoas vivem em um raio de 100km do epicentro do tremor.

2011

O Japão fica na divisa de duas placas tectônicas e terremotos são comuns no país. Apesar de preparado, em 2011, um tremor de 9.1 graus seguido de um tsunami destruiu diversas cidades ao norte de Tóquio. Mais de 15 mil pessoas morreram.

O caso mais grave aconteceu exatamente em Fukushima, onde uma usina nuclear explodiu e toda a região precisou ser evacuada.

Leia também: Coalizão árabe lança ataques contra capital do Iêmen

Campo obrigatório