Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ativistas dos direitos LGBT desfilam em parada anual na Índia

Centenas de pessoas participaram neste domingo (27) de uma marcha em Nova Deli para recordar o preconceito que a comunidade sofre no país

Ativistas dos direitos LGBT desfilam em parada anual na Índia
Notícias ao Minuto Brasil

19:56 - 27/11/16 por Noticias ao minuto

Mundo Nova Deli

Caminhando ao som de tambores, participantes desta parada gay anual admitiram que a mentalidade da população quanto a aceitação de casais do mesmo sexo está mudando. No entanto, outros ativistas lembraram que o governo indiano de direita, liderado por Narendra Modi, é contra os direitos da comunidade de lésbicas, homossexuais, bissexuais e transgênero (LGBT).

Em 2009, o Supremo Tribunal de Nova Deli declarou inconstitucional a secção do Código Penal que criminaliza atos homossexuais. Mas uma nova leitura realizada quatro anos depois, com o mesmo tribunal, defendia que deveria haver uma decisão sobre a lei a nível político e não judicial. Desta forma, a lei prevê que atos homossexuais sejam punidos com penas de prisão até 10 anos.

Na última década, os homossexuais têm conquistado algum grau de aceitação na Índia, principalmente nas grandes cidades, com alguns bares que organizam noites gay e filmes de Bollywood que tem abordado o tema com mais frequência.

Leia também: França: Aeroporto de Bordeaux é evacuado após ameaça de bomba

Campo obrigatório