Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mercosul: Chanceleres comunicam Venezuela de suspensão do bloco

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, havia negado a suspensão

Mercosul: Chanceleres comunicam Venezuela de suspensão do bloco
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 02/12/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Notícias do Mundo

Países fundadores do Mercosul, os chanceleres de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai informaram nesta sexta-feira (2) que a Venezuela foi comunicada de sua suspensão do bloco, segundo divulgação do comunicado pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina, informa o G1.

Antes do texto ser anunciado, a ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, negou, por meio de sua conta pessoal no Twitter, que o país tivesse sido suspenso do Mercosul pelos demais estados-membros.

De acordo com a chanceler, eram falsas as notícias de que o país foi suspenso por descumprir compromissos assumidos quando se incorporou ao bloco regional, em 2012. O prazo para que o governo venezuelano atendesse às exigências do bloco terminou no começo do mês, após ser prorrogado, em setembro deste ano.

Entre os compromissos assumidos estão o respeito aos direitos humanos e a garantia à livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul.

A informação de que a Venezuela foi suspensa repercutiu internacionalmente após agências de notícias estrangeiras veicularam a notícia, atribuindo a informação a fontes ligadas aos governos brasileiro e argentino. 

A Venezuela disse ao bloco que cerca de 130 normas são "inadmissíveis", sinalizando que qualquer negociação para uma readmissão deverá ser tensa e levar anos, informou uma autoridade brasileira envolvida nas negociações com o país.

Campo obrigatório