Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente angolano, no poder desde 1979, não tentará reeleição

O MPLA reúne nesta sexta-feira (2) o Comitê Central, numa altura de especulações sobre a continuidade do líder do partido no poder do país

Presidente angolano, no poder desde 1979, não tentará reeleição
Notícias ao Minuto Brasil

21:50 - 02/12/16 por Carolina Rico

Mundo Angola

José Eduardo dos Santos não deverá ser candidato à presidência de Angola nas eleições do próximo ano, informa o canal português RTP 3.

O MPLA reúne nesta sexta-feira (2) o Comitê Central e a imprensa angolana aponta a possibilidade de neste evento surgir o nome do próximo candidato do partido às eleições gerais.

Segundo o noticiário, o Comitê deveria indicar João Lourenço, atual ministro da Defesa e vice-presidente do MPLA, como candidato à sucessão de Santos.

As eleições estão previstas para agosto de 2017 e Jo atual presidente angolano anunciou em março, também no discurso de abertura de uma reunião ordinária do Comitê Central do partido, a intenção de abandonar a vida política ativa.

"Em 2012, em eleições gerais, fui eleito Presidente da República e empossado para cumprir um mandato que nos termos da Constituição da República termina em 2017. Assim, eu tomei a decisão de deixar a vida política ativa em 2018", disse na época.

Recentemente outras notícias diziam que problemas de saúde graves do líder angolano podiam ditar a sua retirada da vida política, mas o MPLA negou e condenou a oposição por utilizar as redes sociais para "especular" sobre o estado de saúde do Presidente.

José Eduardo dos Santos, de 74 anos, está no poder desde setembro de 1979.

Campo obrigatório