Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidato eurocético admite derrota na Áustria

Projeção aponta Alexander van der Bellen como novo presidente

Candidato eurocético admite derrota na Áustria
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 04/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias do Mundo

O candidato ultranacionalista Norbert Hofer, do Partido da Liberdade (FPÖ), admitiu a derrota para o postulante apoiado pelo Partido Verde, Alexander van der Bellen, no segundo turno da eleição presidencial na Áustria, realizado neste domingo (4).

"Estou infinitamente triste em não ter conseguido. Queria cuidar da Áustria", escreveu Hofer no Facebook.

Pouco antes, a emissora pública "ORF" havia projetado a vitória de Van der Bellen. As urnas foram fechadas às 17h (horário local), e o "verde" lidera a apuração com 53% da preferência.

Em maio passado, ele havia vencido o segundo turno com uma margem de apenas 30 mil votos, mas o pleito foi anulado pela Corte Constitucional devido a irregularidades na votação por correspondência.

Se confirmada, a nova vitória de Van der Bellen deixará a União Europeia aliviada, já que Bruxelas temia a ascensão de um candidato eurocético poucos meses depois do referendo que determinou a saída do Reino Unido do bloco.

Hofer havia baseado sua campanha em um duro discurso contra a imigração e a integração europeia e conquistou boa parte do eleitorado usando os mesmos tons nacionalistas que vêm ganhando força não apenas na UE, mas também em países como os Estados Unidos. (ANSA)

Campo obrigatório