Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Regime de emergência entra em vigor na Líbia, exército toma o poder

Tarefa de recuperar integridade da Líbia foi dada ao exército

Regime de emergência entra em vigor na Líbia, exército toma o poder
Notícias ao Minuto Brasil

13:50 - 05/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo FORÇAS-ARMADAS

O chefe do Conselho Presidencial junto ao Governo de Unidade Nacional da Líbia, Ali Katrani, anunciou, em declarações à Sputnik Árabe, a introdução do regime de emergência no país, a passagem do poder para as Forças Armadas, a nomeação de governadores militares em cada região e a introdução de tribunais marciais.

Todos os órgãos de poder, à excepção do Conselho de Deputados, estão suspensos.

O objetivo é recuperar a integridade da Líbia. Esta tarefa foi colocada ao exército, chefiado pelo marechal Khalifa Haftar, disse à Sputnik Árabe.

Após o fim da unificação do país, o governo começará o processo de procura de consenso político.

Ali Katrani afirmou que 90% de líbios apoiam o Exército Nacional Líbio, cuja legitimidade é reconhecida no estrangeiro e este é o segredo dos grandes êxitos na guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico (proibido na Rússia) e outras organizações terroristas.

Após a estabilização da situação, o país retornará à via democrática de desenvolvimento, será iniciado o trabalho do Comitê para Desenvolvimento da Constituição, serão realizadas eleições parlamentares e presidenciais. Mas, no momento, o povo líbio precisa de uma mão forte para restaurar o controle no país, destacou Katrani.

O militar líbio excluiu a possibilidade de golpe militar no país.

"Os tempos de golpes de Estado já passaram em todo o mundo", disse.

Caso o povo líbio apoie o marechal Khalifa Haftar e ele pretenda assumir o poder, ele tomará parte das eleições presidenciais no país, declarou Katrani. (Sputnik Brasil)

Leia também: Novo balanço: Número de mortos em incêndio de Oakland sobe para 30

Campo obrigatório