Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terremoto deixa ao menos 97 mortos na Indonésia

Foi o segundo registro de magnitude 6,5 na ilha de Sumatra, em 2016

Terremoto deixa ao menos 97 mortos na Indonésia
Notícias ao Minuto Brasil

07:10 - 07/12/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vítima

A província indonésia de Aceh, no norte da ilha de Sumatra, foi atingida na madrugada desta quarta-feira (7) com um forte terremoto de magnitude 6,5. O tremor deixou ao menos 97 mortos e centenas de pessoas feridas.

O tremor, de pouca profundidade, foi registrado às 5h03 locais (20h03 de terça-feira em Brasília), 10 km ao norte de Reuleuet. Após o primeiro abalo, foram detectados cinco tremores secundários, informou Eridawati, diretor local da Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica.

Como destaca a Folha de S. Paulo, os terremotos são comuns na Indonésia, já que o país se localiza no "cinturão de fogo do Pacífico", um alinhamento de vulcões que repousam nos limites de placas tectônicas e falhas sísmicas. Em junho deste ano, oito pessoas ficaram feridas depois de um terremoto de mesma magnitude, que sacudiu a parte oeste da ilha, destruindo dezenas de prédios.

Em 2004, mais de 170 mil pessoas na Indonésia e dezenas de milhares em outras nações banhadas pelo oceano Índico morreram depois de um tremor submarino que provocou uma gigantesca tsunami, em Aceh - norte de Sumatra.  

Leia também: Exército sírio toma centro histórico de Aleppo

Campo obrigatório