Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia australiana desmantela plano de atentado para o Natal

Cinco pessoas já estão sob custódia policial; quatro suspeitos são australianos e um é egípcio

Polícia australiana desmantela
 plano de atentado para o Natal
Notícias ao Minuto Brasil

21:33 - 22/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Melbourne

A polícia australiana de Victoria informou nesta quinta-feira (22) que desmantelou uma rede que planejava um atentado terrorista para o dia de Natal na cidade de Melbourne. Os ataques ocorreriam em locais como a catedral de St. Paul ou a estação de Flinders Street.

De acordo com o comissário chefe da polícia, Graham Ashton, cinco mandados de buscas foram emitidos esta quinta-feira, já sexta-feira na Austrália, para propriedades em Flemington, Meadow, Heights, Dallas, Campbellfield e Gladstone Park.

Sete pessoas foram detidas mas apenas cinco permanecem sob custódia. Alguns destes homens devem se apresentar em tribunal nesta sexta-feira.

“Acreditamos que o ataque que alegadamente estava sendo planejado incluía o uso de explosivos e conseguimos juntar informação que comprova  isso”, explicou Ashton. “Também existem outras provas que indicam que iriam ser utilizados outros tipos de armas, como facas e armas de fogo”, acrescentou.

Quatro dos cinco homens que vão se apresentar perante a justiça são de nacionalidade australiana e têm em torno de 20 anos. Já o quinto suspeito é egípcio.

Devido aos recentes acontecimentos, o comissário garantiu ainda que será realizado um reforço policial nas ruas. Ao todo, estiveram envolvidos nesta operação 400 oficiais da polícia de Victoria, da Polícia Federal Australiana e do Asio.

Leia também: Número de mortos em explosões suicidas no Iraque sobe para 34

Campo obrigatório