Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre a jornalista que noticiou início da Segunda Guerra

A jornalista possou boa parte de sua carreira nas frentes de batalha de conflitos

Notícias ao Minuto Brasil

18:41 - 10/01/17 por Folhapress

Mundo CLARE HOLLINGWORTH

A veterana correspondente de guerra britânica Clare Hollingworth, que noticiou o início da Segunda Guerra Mundial, morreu nesta terça-feira (10) aos 105 anos.

A família divulgou um breve comunicado sobre a morte da jornalista. "Estamos tristes em anunciar que, depois de uma ilustre carreira de quase um século de notícias, a celebrada correspondente de guerra Clare Hollingworth morreu esta noite, em Hong Kong", afirma o texto. Ela vivia em Hong Kong havia 30 anos.

A jornalista possou boa parte de sua carreira nas frentes de batalha de conflitos em países como Vietnã, Argélia, Oriente Médio, Índia e Paquistão, além de ter coberto a Revolução Cultural na China.

Mas ela é mais lembrada pelo furo de reportagem ao anunciar o início da Segunda Guerra, em 1939, quando era apenas uma repórter iniciante, aos 27 anos.

FURO

Ela noticiou a invasão alemã à Polônia durante sua primeira semana trabalhando como jornalista do "Daily Telegraph". Nos últimos dias de agosto daquele ano, a fronteira entre os dois países estava fechada exceto para veículos diplomáticos.Em sua autobiografia, a jornalista conta ter emprestado o carro de um funcionário do consulado britânico para ir até o lado alemão da fronteira, onde noticiou ter visto os tanques e armamentos das tropas nazistas, que se preparavam para atacar a Polônia.T

rês dias depois, em 1º se setembro, Hollingworth noticiou o primeiro ataque alemão contra a Polônia, ao norte da cidade de Katowice. Ela conta que sua primeira ligação foi para a Embaixada britânica em Varsóvia e que o funcionário com quem conversou não acreditava na notícia.

"'Ouça!' Eu segurei o telefone para fora da janela do meu quarto. O ruído crescente de tanques cercando Katowice podia ser ouvido claramente", diz a repórter em sua autobiografia. "'Você não consegue ouvir?'"

Depois, ela telefonou para o correspondente do "Telegraph" em Varsóvia, que reportou a notícia para a redação do jornal, em Londres. Hollingworth comemorou em outubro seu 105º aniversário no Clube de Correspondentes Estrangeiros em Hong Kong. (Folhapress)

Leia também: Aos 82, morre ex-presidente da Alemanha Roman Herzog

Campo obrigatório