Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Poroshenko: decreto de Putin 'viola direito internacional'

No início do dia, Putin assinou um decreto reconhecendo documentos emitidos de residentes permanentes de várias áreas no leste da Ucrânia

Poroshenko: decreto de Putin
 'viola direito internacional'
Notícias ao Minuto Brasil

16:07 - 18/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ucrânia

O presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, declarou neste sábado (18) que o decreto do presidente russo, Vladimir Putin, que valida os documentos dos residentes das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk na Rússia, é uma "violação do direito internacional".

No início do dia, Putin assinou um decreto reconhecendo documentos emitidos de residentes permanentes de várias áreas no leste da Ucrânia."Eu informei [o vice-presidente Mike Pence] sobre a recente decisão do presidente Putin de validar os passaportes dos territórios ocupados, as chamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, que para mim é mais uma prova da violação da Rússia do direito internacional", disse Poroshenko a repórteres depois de uma reunião com o vice-presidente norte-americano.

O Kremlin, por sua vez, declarou que a decisão sobre o decreto foi tomada com o objetivo de "defender os direitos e liberdades do indivíduo e cidadão" e de acordo com "os princípios e normas do Direito Internacional Humanitário".

Poroshenko acrescentou que discutiu com Mike Pence a coordenação de ações em Donbass, destacando que a situação da Ucrânia continua sendo prioritária para a nova administração dos EUA. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório