Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mexicano se suicida ao ser deportado dos EUA pela 3ª vez

Guadalupe Olivas Valencia pulou de uma ponte de 10 metros de altura

Mexicano se suicida ao ser 
deportado dos EUA pela 3ª vez
Notícias ao Minuto Brasil

16:04 - 22/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo San Diego

Um imigrante mexicano se suicidou se jogando de uma fonte na fronteira entre os Estados Unidos e o México nesta terça-feira, dia 21, enquanto estava sendo deportado ao seu país de origem junto a outras pessoas na mesma situação. Guadalupe Olivas Valencia, de 45 anos, era do estado de Sinaloa, no noroeste da nação latina, já havia sido deportado outras duas vezes e foi parado pela terceira vez na última segunda-feira (20) na cidade norte-americana de San Diego.

Após ter se jogado de uma altura de 10 metros de altura da Ponte México, entre as cidades de Tijuana e de San Ysidro, na Califórnia, Olivas foi levado inconsciente a um hospital da região, mas não resistiu aos graves ferimentos da queda. Em um primeiro momento, a identidade do mexicano não havia sido descoberta já que o homem não levava consigo nenhum documento de identificação.

No entanto, Olivas estava carregando uma bolsa com seus objetos pessoais, um pouco de alimento, água e roupas que o Escritório de Aduanas e Fronteiras (CBP, na sigla em inglês) dos Estados Unidos entrega aos imigrantes com seu nome.

A morte do mexicano aconteceu no mesmo dia no qual o secretário de Segurança Nacional dos EUA, John Kelly, disse que o país contratará 15 mil novos agentes para atuar contra a imigração ilegal nas fronteiras e na busca nos ilegais que já estão na nação e também que imigrantes ilegais que cometerem um crime de qualquer gravidade ou representarem um "risco público à segurança nacional" serão rapidamente deportados.

Além disso, em pouco mais de um mês no cargo, o presidente norte-americano, Donald Trump, já ficou conhecido pelas suas medidas contra imigração, tendo tentado impedir a entrada de estrangeiros de sete países de maioria muçulmana, e mantido sua posição sobre a construção de um muro na fronteira com o México para o mesmo fim. (ANSA)

Leia também: Retórica 'venenosa' de Trump ameaça os direitos humanos, diz ONG

Campo obrigatório