Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Justiça francesa indicia chefe de Gabinete de Marine Le Pen

Líder da Frente Nacional disse ser 'perseguida' pela justiça do país

Justiça francesa indicia 
chefe de Gabinete de Marine Le Pen
Notícias ao Minuto Brasil

17:51 - 22/02/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

Catherine Griset, chefe de Gabinete da líder do partido Frente Nacional, Marine Le Pen, foi indiciada por abuso de poder nesta quarta-feira (22). Griset é acusada pela Justiça da França de ter recebido salário dos contribuintes europeus enquanto trabalhava, na verdade, na sede do FN em Paris. O caso, que foi revelado na última semana, apontava que Griset e o segurança pessoal de Le Pen, Thierry Légier, firmaram contratos falsos de trabalho com o Parlamento Europeu.   

Os dois precisaram depor na manhã desta quarta-feira às autoridades e a sede do partido foi alvo de uma operação de busca e apreensão pela suspeita de que alguns eurodeputados teriam contratado assessores com fundos europeus para aturar em funções internas da sigla.   

Após a decisão, a candidata à Presidência da França atacou o poder judiciário e disse que há "um risco muito pesado de instrumentalização da justiça". Em entrevista à "TF1", Le Pen ainda afirmou ser "perseguida" judicialmente.   

"A justiça não é um poder, é uma autoridade. Não deve conturbar a campanha presidencial", acrescentou. "Os meus cidadãos precisam saber que esse caso judicial foi aberto há dois anos e acho surpreendente que, a dois meses das eleições, brutalmente, haja essa intensa atividade judicial. Os meus escritórios foram alvo de ação, pela segunda vez, enquanto eu viajava ao exterior", disse ainda Le Pen.   

Sobre a investigação do Escritório Antifraude da União Europeia (Olaf) contra ela e seus assistentes, a líder do FN disse que ele trabalha "em conluio" com a Comissão Europeia e que o órgão "não é independente".   

Além desse caso judicial, Le Pen já foi condenada a pagar uma multa de 300 mil euros pelo uso ilegal de dinheiro da União Europeia para seus programas internos na França. (ANSA)

Leia também: Brasileira bate em advogado com sapato e é condenada em Milão

Campo obrigatório