Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casa Branca pede que Congresso investigue se Obama grampeou Trump

Presidente alegou, sem apresentar provas, que Barack Obama ordenou uma escuta telefônica na Trump Tower

Casa Branca pede que Congresso investigue se Obama grampeou Trump
Notícias ao Minuto Brasil

12:52 - 05/03/17 por Folhapress

Mundo Donald Trump

A Casa Branca pediu neste domingo (5) ao Congresso dos EUA que examine se a administração Obama abusou de sua "autoridade investigativa" executiva durante a campanha de 2016, como parte da pesquisa do Congresso sobre a influência da Rússia nas eleições presidenciais.

O pedido veio um dia depois que o presidente Donald Trump alegou, sem apresentar quaisquer provas, que seu predecessor, Barack Obama, ordenou uma escuta telefônica na Trump Tower, que foi a sede da campanha de Trump.

O porta-voz de Barack Obama, Kevin Lewis, negou as acusações do atual presidente. "Uma regra crucial da administração Obama era a de que nenhum funcionário da Casa Branca interferisse em nenhuma investigação do Departamento de Justiça."

Além da falta de provas, Trump também não deu indícios da origem das acusações. A agência Associated Press e o jornal britânico "The Guardian" afirmam que o presidente reproduziu alegações de sites de extrema direita.

Na quinta (2), o radialista Mark Levin mencionou os passos que Obama teria tomado para vigiar o sucessor. A acusação foi publicada no dia seguinte no Breitbart News, que tem entre os fundadores Stephen Bannon, estrategista-chefe do presidente.

Este foi o segundo ataque de Trump a Obama em menos de uma semana. Em entrevista à Fox News na terça (28), ele culpou o democrata pelos protestos contra seu governo em todo o país desde sua posse, em janeiro. Com informações da Folhapress.

Leia também: Trump deve assinar amanhã novo decreto sobre imigrações

Campo obrigatório