Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Martin McGuinness, líder histório do IRA e da Irlanda

Ex-vice-primeiro-ministro tinha 66 anos de idade e sofria de amiloidose

Morre Martin McGuinness, líder 
histório do IRA e da Irlanda
Notícias ao Minuto Brasil

08:23 - 21/03/17 por Ansa

Mundo Notícias do Mundo

Ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-comandante do grupo IRA, Martin McGuinness morreu aos 66 anos de idade, nesta terça-feira (21), por complicações de saúde. Ele sofria de amiloidose, uma doença degenerativa que afetou seu coração, informaram fontes locais.

"É com profundo pesar e tristeza que soubemos da morte de nosso amigo e companheiro Martin McGuinness, que faleceu nesta madrugada, em Derry, na Irlanda do Norte. Você será lembrado por todos que te conheceram", disse um comunicado do partido republicano Sinn Féin.   

McGuinness foi um líder histórico na Irlanda do Nrote e conseguiu levar o Exército Republicano Irlandês (IRA) ao desarmamento, colocando fim à violência política no país e iniciando um processo de paz, o qual culminou com a formação de um governo de poder compartilhado em 1998.   

O IRA combateu a presença britânica na Irlanda do Norte por mais de 30 anos e realizou uma série de atentados terroristas durante sua luta armada. Apesar de McGuinness ter liderado o grupo, ele incentivou o processo de paz e se tornou vice-premier do país em 2007. Estava afastado das funções públicas desde janeiro devido aos problemas de saúde. (ANSA)

Leia também: Ivanka Trump tem escritório na Casa Branca e acesso a dados secretos

Campo obrigatório