Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Promotoria sul-coreana pede prisão da ex-presidente Park Geun-hye

Ela é acusada de envolvimento no escândalo de corrupção que levou à sua demissão

Promotoria sul-coreana pede prisão
da ex-presidente Park Geun-hye
Notícias ao Minuto Brasil

08:49 - 27/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Crise

A promotoria da Coreia do Sul pediu, nesta segunda-feira (27), a prisão da ex-presidente Park Geun-hye, acusando-a de envolvimento no escândalo de corrupção que levou à sua demissão, relata o canal sul-coreano YTN.

Segundo a agência Yonhap, o tribunal recebeu nesta segunda-feira um pedido de prisão de Park Geun-hye, que foi acusada de concussão, abuso de poder e transmissão de informações secretas a sua amiga Choi Soon-sil.

O escândalo na Coreia do Sul se iniciou em outubro de 2016, quando vários meios de comunicação relataram que as maiores empresas sul-coreanas, incluindo a Samsung, receberam o apoio do governo em troca de doação de grandes somas de dinheiro a Choi Soon-sil. Ela, sem ocupar qualquer cargo público, alegadamente interviu em assuntos da administração presidencial e se beneficiou usando suas amplas relações.

Como foi relatado anteriormente, foram apresentadas acusações, além de Park Geun-hye, a um total de 30 pessoas, incluindo o chefe da corporação Samsung, Lee Jae-yong.

Atualmente, Choi Soon-sil também se encontra presa. Park Geun-hye foi afastada do governo em 10 de março pelo Tribunal Constitucional, que pela primeira vez na história da Coreia do Sul aprovou o impeachment da presidente no dia 9 de dezembro. (Sputnik)

Leia também: Protestos na Educação viram principal problema político de Macri

Campo obrigatório