Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

50% das meninas com até 11 anos sofrem mutilação genital na Indonésia

Percentual chega a 80% na província de Gorontalo

50% das meninas com até 11 anos
sofrem mutilação genital na Indonésia
Notícias ao Minuto Brasil

12:23 - 28/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ablação

Apesar de ser condenada pelo governo indonésio e pela Organização das Nações Unidas (ONU), ablação, ou mutilação genital feminina, que pode ser parcial ou total, ainda é feita em 50% das meninas com até 11 anos da ilha, que tem 255 milhões de habitantes, segundo uma pesquisa do governo.

A prática consiste em cortar o capuz clitoriano e os pequenos lábios da bebê, sem nenhum tipo de anestesia. Geralmente, os gritos e choro de dor da criança se mistura à música tradicional durante o ritual que, para os religiosos, deve livrar as meninas do pecado e mostrar que ela é oficialmente muçulmana.

"É difícil vê-la gritar assim, mas é a tradição", diz à AFP o pai de uma das crianças, Arjun Djafar, um operário de 23 anos, durante a cerimônia.

A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. Na província de Gorontalo, o número de ablações, consideradas internacionalmente uma violação dos direitos básicos das meninas, é ainda maior do que a média nacional, atingindo cerca de 80% das garotas.

Segundo informações do Yahoo, a circuncisadora Jadijah Ibrahim, que sucedeu sua falecida mãe na função, diz que as meninas que não forem submetidas a uma ablação podem sofrer com "problemas mentais e deficiências".

As Nações Unidas já adotaram duas resoluções contra esta "prática nociva", que pode provocar problemas como a infertilidade e um maior risco de complicações no momento do parto.

Na Indonésia, o debate sobre a mutilação genital feminina se intensificou nos últimos anos, e hoje até mesmo algumas organizações muçulmanas estão contra a prática, como a Muhamadiayh, a segunda do país, que dissuade seus partidários a recorrer a ela. 

Leia também: Casa Branca é fechada após serviço secreto encontrar pacote suspeito

Campo obrigatório