Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Portugal fecha fronteiras para receber o Papa

Medida se estenderá de 10 a 14 de maio

Portugal fecha fronteiras para receber o Papa
Notícias ao Minuto Brasil

11:14 - 30/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Proteção

Nesta quinta-feira (30), o Conselho de Ministros português deliberou fechar temporariamente as fronteiras entre os dias 10 e 14 de maio.

Portugal vai repor o controle fronteiriço durante a visita do Papa Francisco a Portugal.

Constança Urbano de Sousa, ministra portuguesa da Administração Interna, tinha admitido anteriormente esta medida em uma entrevista ao semanário Expresso. De acordo com o jornal português, das 00h do dia 10 até às 00h do dia 14 de maio as fronteiras vão estar fechadas para permitir às autoridades portuguesas controlar melhor as saídas e entradas em território do país.

Segundo informa o Expresso, foi o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), bem como a GNR (responsável territorial pela segurança da área de Monte Real/Fátima) e a Polícia de Segurança Pública que propuseram esta medida ao Ministério da Administração Interna e, hoje de manhã, o assunto foi levado a Conselho de Ministros que aprovou a reposição do controlo de fronteiras, no âmbito do acordo de Schengen.

"A decisão foi consensual na reunião entre as forças de segurança, ocorrida a 23 de março no MAI", cita o Expresso fonte próxima do processo.

Nesses dias, será restabelecido "o controlo documental" de pessoas e, entre 12 e 13 de maio, a segurança será especialmente reforçada no terreno.

Não é a primeira vez quando Portugal fecha as fronteiras de forma temporária, medida semelhante foi adotada durante a cúpula da OTAN realizada em Lisboa em 2010 e no Euro 2004. (Sputnik)

Leia também: Itália prende terroristas que planejavam ataques em Veneza

Campo obrigatório