Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Deputados do M5S são suspensos por causar tumulto na Itália

Mais de 40 parlamentares receberam algum tipo de suspensão

Deputados do M5S são suspensos por causar tumulto na Itália
Notícias ao Minuto Brasil

12:59 - 30/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Suspensão

O Escritório da Presidência da Câmara dos Deputados da Itália anunciou nesta quinta-feira (30) a suspensão de 42 deputados que pertencem ao partido opositor Movimento Cinco Estrelas (M5S) por conta de um protesto e uma tentativa de invasão à Presidência que eles fizeram no dia 22 de março.   

O tumulto ocorreu durante uma votação sobre o pagamento de salários de parlamentares. Por conta da tentativa de invasão do Escritório, a sessão foi suspensa e a transmissão por televisão também foi interrompida.   

As punições aos deputados foram realizadas em três faixas: 19 parlamentares, que foram aqueles que tentaram invadir a Presidência, foram suspensos por 15 dias; quatro deputados, que expuseram cartazes sob o local da sala da Presidência, foram suspensos por 12 dias; os demais receberam penas de cinco a 10 dias.   

As condenações foram definidas pelos membros dos Escritório, em que apenas três membros, todos do M5S, se abstiveram de votar. Nas motivações, a Presidência afirmou que o ato foi algo "sem precedentes, de uma gravidade absoluta e com uma atuação agressiva" e ressalta que "quatro assistentes da Câmara, três mulheres e um homem, precisaram recorrer aos cuidados médicos após as tentativas de forçar o cordão humano em frente à Presidência".   

No entanto, eles não cumprirão as punições ao mesmo tempo para não prejudicar o partido em votações importantes. Um grupo começará a cumprir a "pena" a partir do dia 6 de abril, outro a partir do dia 17 de maio e o último a partir de 22 de junho. No dia da polêmica votação sobre o "biotestamento", que debate uma lei sobre o fim da vida e a eutanásia, no dia 4 de abril, todos os deputados estarão aptos ao voto. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Vídeo de assombração em escritório na Inglaterra intriga internautas

Campo obrigatório