Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump aprova ataques aéreos agressivos na Somália

Designação dá às forças americanas na Somália a autoridade para convocar ataques ofensivos sem prévia autorização

Trump aprova ataques aéreos agressivos na Somália
Notícias ao Minuto Brasil

16:41 - 30/03/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

O presidente Donald Trump concedeu ao Pentágono mais autoridade para perseguir os militantes ligados à Al-Qaeda na Somália, aprovando um pedido dos militares norte-americanos para permitir ataques aéreos mais agressivos no país, segundo informaram as autoridades dos EUA nesta quinta-feira (30).

A decisão de Trump, que foi feita na quarta-feira, mas que não foi anunciada imediatamente, permite que as forças das operações especiais dos EUA acompanhem as tropas do Exército Nacional Somali e outros aliados africanos à medida que eles se aproximam dos combates, o que lhes permitirá conduzir ataques aéreos ofensivos mais rapidamente.

Partes do sul da Somália, excluindo a capital, Mogadíscio, serão consideradas zonas de guerra, disseram as autoridades citadas pela AP. Essa designação dá às forças terrestres americanas na Somália a autoridade para convocar ataques aéreos ofensivos, ao invés de esperar pela aprovação por parte de comandantes de nível mais alto.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, o capitão da Marinha Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, disse que o apoio adicional dos EUA ajudará a "aumentar a pressão sobre o Al-Shabaab e reduzir o risco para as nossas forças parceiras quando elas conduzem operações". Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Carolina do Norte revoga lei pró-transgêneros sobre uso de banheiros

Campo obrigatório