Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jovens saem de Trinidad e Tobago para combaterem pelo Estado Islâmico

Segundo ministro da Justiça do país, Faris Al-Rawi, bandidos usam trajes muçulmanos para se disfarçarem de fiéis

Jovens saem de Trinidad e Tobago para combaterem pelo Estado Islâmico
Notícias ao Minuto Brasil

10:20 - 10/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Guerra

Dezenas de jovens de Trinidad e Tobago, no Caribe, trocaram o paraíso tropical pelo Oriente Médio para se tornarem soldados do Estado Islâmico e lutarem em guerras em países como Iraque e Síria. Em vídeo do grupo extremista, jovens das ilhas caribenhas se apresentam e falam sobre os propósitos do grupo.

Segundo levantamentos da Diplomacia dos Estados Unidos e de pesquisadores do Caribe, cerca de 130 cidadãos de Trinidad e Tobago deixaram o país para lutar no Estado Islâmico, sendo ao menos 50 mulheres e crianças. Esta é a maior proporção para o mundo ocidental, pois o país tem 1,3 milhão de habitantes.

De acordo com matéria do Fantástico, apenas 6% da população do país de maioria cristã é composta por muçulmanos.

O ex-ministro da Segurança Nacional de Trinidad e Tobago, Gary Griffith, afirma que muitos viajam como mercenários, e não por crenças religiosas. Ainda segundo ele, alguns dos que foram para o Oriente Médio eram integrantes de quadrilhas criminosas.

Segundo o ministro da Justiça do país, Faris Al-Rawi, bandidos usam trajes muçulmanos para se disfarçarem de fiéis. O líder do combate ao Estado Islâmico no Caribe contou que eles trabalham para evitar que estes combatentes voltem e provoquem um efeito negativo e que mais cidadãos decidam integrar o grupo extremista.

Leia também: Brasileira fala sobre trauma de ter sido atingida por tiro na Síria

Campo obrigatório