Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Futuro da liderança síria deve ser decidido pelo povo sírio', diz ONU

Na semana passada, a embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse que Washington acredita que o povo sírio não quer mais Assad como líder

'Futuro da liderança síria deve ser decidido pelo povo sírio', diz ONU
Notícias ao Minuto Brasil

15:16 - 10/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Porta-Voz

As Nações Unidas continuam a acreditar que todas as partes relevantes devem comprometer-se outra vez com o processo de Genebra sobre a Síria e que o futuro governo da Síria deve ser decidido apenas pelos sírios, disse o porta-voz do Secretário Geral da ONU, Stephane Dujarric, a repórteres na segunda-feira.

"Queremos reiterar a importância do processo em curso em Genebra, uma das questões da agenda é a transição, o que é importante é que a futura liderança da Síria seja decidida pelo próprio povo sírio como o dissemos desde o início desta crise", disse Dujarric.

O comentário vem no meio de debates acalorados no Conselho de Segurança da ONU sobre o futuro papel político na Síria do presidente Bashar Assad e seu governo.

Na semana passada, a embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, disse que Washington acredita que o povo sírio não quer mais Assad como líder e que os Estados Unidos não o aceitarão em futuras eleições. Na segunda-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que Assad não pode fazer parte do futuro do país a médio ou longo prazo.

A Rússia tem afirmado repetidamente que o povo da Síria é quem deve decidir qual será o futuro político de Assad e determinar quem vai liderá-los. (Sputnik)

Leia também: 800 estudantes portugueses são expulsos da Espanha

Campo obrigatório