Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia vetará 'projetos destrutivos sobre a Síria' na ONU

Washington argumenta que aviões sírios usaram a base para bombardear Jan Sheijun

Rússia vetará 'projetos destrutivos sobre a Síria' na ONU
Notícias ao Minuto Brasil

16:06 - 12/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Armas

A Rússia não permitirá que projetos destrutivos sobre a Síria sejam submetidos ao Conselho de Segurança da ONU, disse o representante permanente do país no organismo internacional, Vladimir Safronkov.

"Há uma oportunidade de fazer da Síria um modelo de cooperação para resolver conflitos, algo a que não ajudaria projetos destrutivos geopolíticos, não os permitiremos isso no Conselho de Segurança da ONU", disse o diplomata russo.

Safronkov ressaltou que a solução política é "a única maneira de restaurar a paz na Síria e reduzir as tensões no Oriente Médio".

A estabilização na Síria permitiria normalizar a situação em muitos países da região, acrescentou. Na terça-feira, a França, o Reino Unido e os Estados Unidos apresentaram um projeto de resolução condenando o ataque químico à cidade síria de Jan Sheijun, na província de Idlib, que o Ocidente acusa Damasco e exige a plena cooperação com a pesquisa internacional.

O projeto será votado pelo Conselho de Segurança na quarta-feira, às 15h, hora local. No dia 7 de abril, os Estados Unidos lançaram 59 mísseis de cruzeiro Tomahawk de navios de guerra localizados no Mediterrâneo contra a base aérea de Shairat, na província síria de Homs.

Washington argumenta que aviões sírios usaram a base para bombardear Jan Sheijun. O governo sírio nega qualquer implicação no incidente que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, matou 84 pessoas e deixou 545 intoxicado em 4 de abril. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório