Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Socialista admite derrota na França e pede votos em Macron

"Desastre anunciado", disse o candidato Benoît Hamon

Socialista admite derrota na França e pede votos em Macron
Notícias ao Minuto Brasil

15:53 - 23/04/17 por Ansa

Mundo Notícias do Mundo

O candidato do Partido Socialista (PS) à Presidência da França, Benoît Hamon, admitiu sua derrota neste domingo (23), poucos minutos depois de uma projeção o colocar com apenas 6,12 dos votos, na quinta posição.   

"Eu não consegui impedir um desastre anunciado. Eu assumo toda a responsabilidade pela minha derrota", afirmou o ex-ministro da Educação, que também anunciou apoio ao candidato liberal Emmanuel Macron (Em Marcha!), que deve enfrentar a ultranacionalista Marine Le Pen (Frente Nacional) no segundo turno.   

"Eu faço distinção total entre um adversário político e um inimigo da República. Apelo para vencermos da maneira mais forte possível a Frente Nacional, ao votarmos por Emmanuel Macron, mesmo que ele não pertença à esquerda", disse.   

Membro da ala mais à esquerda do PS, Hamon pagou o preço dos baixos índices de popularidade do presidente François Hollande, que manteve distância da campanha e se tornou o primeiro mandatário na Quinta República a não tentar a reeleição.   

A candidatura do socialista também foi desidratada pela ascensão do postulante da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, que acabou assumindo a liderança desse grupo político nas eleições. (ANSA)

Leia também: Boca de urna coloca Macron e Le Pen no 2º turno na França

Campo obrigatório