Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia nega acusação dos EUA que forneceria armas ao Talibã

O chanceler russo Sergei Lavrov se pronunciou sobre o caso

Rússia nega acusação dos EUA que forneceria armas ao Talibã
Notícias ao Minuto Brasil

16:02 - 25/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fornecimento

O Ministério do Exterior da Rússia rechaçou nesta terça-feira as afirmações feitas por autoridades dos Estados Unidos de que estaria supostamente fornecendo armas ao Talibã, classificando as ilações como “não profissionais” e “falsas”.

“As alegações sobre o suposto fornecimento de armas russas para o Talibã […] são acusações não profissionais, que carecem de qualquer fundamento”, enfatizou o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov, após reunião com o secretário-geral da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Lamberto Zannier.

O chanceler russo se disse seguro de que “aqueles que ganham dinheiro nos EUA para apresentar ao governo dados de inteligência confiáveis estão ciente de que são falsas as declarações”.

A reação do Kremlin veio menos de 24 horas após o general norte-americano John Nicholson dizer, ao lado do secretário de Defesa James Mattis, que “não descartaria” a possibilidade de Moscou estar envolvida com a situação afegã, fornecendo armas ao Talibã.

Na mesma oportunidade, Mattis e Nicholson destacaram que os Estados Unidos irão buscar vias diplomáticas para questionar o governo russo a respeito do suposto apoio do Talibã. “Faremos o que pudermos, mas temos que confrontar a Rússia pelo que faz e que seja contrário à lei internacional”, ponderou Mattis.

Na opinião de Lavrov, tudo não passa de uma iniciativa dos Estados Unidos para desviar a atenção do mundo ao que acontece na Síria. Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Venezuela convoca reunião extraordinária para denunciar violência

Campo obrigatório