Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casa Branca abre portas para 'negociações' sobre Coreia

No entanto, os EUA disseram estar prontos para se "defender"

Casa Branca abre portas para 'negociações' sobre Coreia
Notícias ao Minuto Brasil

19:25 - 26/04/17 por Ansa

Mundo Conflito

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira (26) que está aberto a "negociações" para a "desnuclearização" da Península da Coreia, que presencia uma crescente tensão entre Washington e Pyongyang.

A declaração foi divulgada logo após um inédito briefing do presidente Donald Trump com os 100 senadores norte-americanos, que foram para a Casa Branca em ônibus escoltados pela Polícia para saber detalhes sobre a crise com a Coreia do Norte.

No entanto, a administração federal ressaltou que também está "preparada para defender" o país e seus "aliados". Além disso, o comunicado diz que a estratégia dos Estados Unidos se baseia na pressão por meio do aumento das sanções e "perseguindo medidas diplomáticas". Pouco antes, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmara que existia "grande" perigo de uma guerra na península.

Em resposta aos recorrentes testes balísticos e nucleares do regime de Pyongyang, Trump mandou para a região o porta-aviões USS Carl Vinson e sua frota de destroyers e iniciou a instalação de um sistema antimísseis na Coreia do Sul. Além disso, o submarino nuclear USS Michigan fez uma aparição no porto de Busan na última terça-feira (25).

Nas últimas semanas, Washington e Pyongyang têm trocado ameaças recíprocas de agressão e realizado manobras militares em tom de intimidação. (ANSA)

Campo obrigatório