Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA anunciam envio de mais 1,5 mil soldados para Afeganistão

Talibãs anunciaram início de 'ofensiva de primavera'

EUA anunciam envio de mais 1,5 mil
 soldados para Afeganistão
Notícias ao Minuto Brasil

13:01 - 28/04/17 por Ansa

Mundo Guerra

O governo dos Estados Unidos anunciou que enviará mais 1,5 mil soldados para o Afeganistão, informou o escritório de relações públicas do Exército norte-americano nesta sexta-feira (28).

A declaração diz que os militares da Primeira Brigada do contingente vão operar em zona de batalha. Atualmente há 8,5 mil soldados na região para "aconselhar, treinar e ajudar nas missões, incluindo anti-terrorismo e apoio aéreo" para as forças de segurança locais. Na última quinta-feira (27), dois soldados norte-americanos morreram no leste do Afeganistão, quando perseguiam extremistas filiados ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Nesta manhã, os Talibãs anunciaram o início de sua "ofensiva de primavera", que neste ano terá o nome de "Operação Mansuri", em homenagem ao seu antigo líder, o mulá Akthar Mansur, e que estará centra contra as forças estrangeiras.

"Os principais alvos da Operação serão as força estrangeiras, suas infraestruturas militares e de informação, e a eliminação de seus mercenários locais", revelou o grupo em um comunicado.

Além disso, o grupo ainda convocou seus partidários a realizar ataques suícidas, ataques complexos e operações "de dentro". Ao todo, cerca de 12 mil soldados das forças ocidentais estão mobilizados no Afeganistão sob o mandato da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que lançou a "Operação Resolute Support" após a retirada de grande parte das forças estrangeiras, no fim de 2014, para formar e apoiar as forças afegãs. (ANSA)

Leia também: Estação de trem da Disney Paris é evacuada após ameaça de bomba

Campo obrigatório