Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais de meio milhão de pessoas deixaram Mossul nos últimos meses

"O número de civis deslocados de Mossul Ocidental é estimado em 526.233 residentes desde o início das operações para liberar a parte ocidental de Mossul", afirmou Jaaf

Mais de meio milhão de pessoas deixaram Mossul nos últimos meses
Notícias ao Minuto Brasil

16:53 - 19/05/17 por Sputnik Brasil

Mundo Iraque

Pelo menos 526 mil pessoas já deixaram a zona oeste de Mossul desde o início da ofensiva do Exército do Iraque para retomar a região, ainda em parte controlada por jihadistas do Estado Islâmico (EI), informou o ministro do Deslocamento e Migração do Iraque, Jassim Mohammed Jaaf.

De acordo com o ministro, enquanto as forças do governo ainda lutam para conquistar por completo o oeste da chamada capital do Estado Islâmico no Iraque, na zona oriental, totalmente liberada, mais de 90% dos habitantes que tinham deixado suas casas já retornaram. Esse percentual representa cerca de 176 mil pessoas.

"O número de civis deslocados de Mossul Ocidental é estimado em 526.233 residentes desde o início das operações para liberar a parte ocidental de Mossul", afirmou Jaaf.

A ofensiva para reconquistar Mossul teve início em outubro de 2016. A parte leste da cidade foi libertada pelas tropas iraquianas no final de janeiro e, no mês seguinte, foi iniciada a operação na zona ocidental. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório