Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após plebiscito, Erdogan volta ao comando de seu partido na Turquia

Erdogan havia deixado a liderança do AKP quando deixou de ser primeiro-ministro para assumir a Presidência, em 2014

Após plebiscito, Erdogan volta ao comando 
de seu partido na Turquia
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 22/05/17 por Folhapress

Mundo Governo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou neste domingo (21) à Presidência de seu partido após três anos, graças a uma mudança constitucional permitindo que ele pudesse voltar a se filiar à sigla. O mandatário foi candidato único na eleição do AKP (Partido Justiça e Desenvolvimento), na qual recebeu o apoio de 1.414 delegados.

"De novo reunidos", disse, ao chegar ao congresso, com militantes de todo o país.

Erdogan havia deixado a liderança do AKP quando deixou de ser primeiro-ministro para assumir a Presidência, em 2014. Na época, a lei impedia que o presidente turco fosse afiliado a qualquer agremiação.O presidente, porém, incluiu a mudança na reforma da Constituição que foi aprovada em plebiscito em abril. A partir de agora, o líder conduzirá o processo que levará às eleições regionais, parlamentares e nacionais de 2019.

Segundo a imprensa turca, a chegada de Erdogan fará com que o AKP termine com suas divisões internas, já que ele terá autoridade formal para definir quais membros da agremiação poderão se candidatar.

Para a oposição, a alteração da lei máxima acaba com os princípios de imparcialidade que deveria ter o presidente no sistema parlamentarista turco. Desde 2002 o AKP vence todas as eleições executivas e legislativas turcas. (Folhapress)

Campo obrigatório