Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ramadã começa neste sábado com apelo do EI por ataques

Mês sagrado do islamismo terminará no dia 25 de junho

Ramadã começa neste sábado 
com apelo do EI por ataques
Notícias ao Minuto Brasil

18:30 - 26/05/17 por Ansa

Mundo mês sagrado

A partir deste sábado (27), cerca de 1,6 bilhão de muçulmanos no mundo todo, o equivalente a 22% da população do planeta, celebram o Ramadã, mês sagrado de orações e jejum do Islã.

Durante esse período, os muçulmanos ficam sem comer e beber do nascer ao pôr do sol, com exceção de crianças, idosos, grávidas, doentes e trabalhadores que dependem da força. O objetivo da privação é levar os fiéis a fazerem reflexões espirituais, desapegando dos bens materiais.

No entanto, ao menos na Europa, os serviços de segurança estão em alerta contra possíveis atentados durante o mês sagrado.

Recentemente, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) lançou um apelo para seus seguidores promoverem uma "guerra total" contra os infiéis na Europa.

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tenta proibir a entrada em solo norte-americano de cidadãos de seis países muçulmanos (Líbia, Síria, Irã, Somália, Sudão e Iêmen), divulgou uma nota expressando seu desejo por um "alegre Ramadã".

Além disso, o republicano escreveu que os atentados terroristas como o de Manchester e o do Egito, que atingiu cristãos coptas, vão de encontro ao espírito do mês sagrado. "O espírito do Ramadã reforça a consciência de nossa obrigação de recusar a violência, perseguir a paz e doar àqueles que precisam". O Ramadã de 2017 terminará no dia 25 de junho. (ANSA)

Leia também: Berlim: carro atropela várias pessoas e entra em metrô

Campo obrigatório